segunda-feira, 10 de junho de 2013

Paninho de boca

Quem já teve bebê sabe: mesmo com a invenção maravilhosa (talvez o meio ambiente discorde) das fraldas descartáveis, as fraldas de pano são sempre úteis. Elas são usadas para praticamente tudo: forrar trocador, forrar o local onde você vai deitar o bebê caso saia para a casa de algum familiar, cobrir sua roupa quando for pegar o bebê recém-nascido no colo, limpar a babinha do pequeno quando os dentinhos começam a nascer... Enfim, são muitas utilidades e eu acho que é importante ter ao menos 10 fraldas de pano disponíveis, afinal nunca se sabe quando uma vai cair no chão. E aqui o lema é: usou, lavou. Caiu no chão, então? Vai direto pro tanque. Além das fraldas de pano, cueiros, mantas e paninhos de boca são importantes. Hoje vamos falar sobre este último item: panos de boca.

Panos de boca são paninhos que, como o nome diz, servem para limpar a boquinha do bebê. É uma espécie de fralda, mas em tamanho menor, para limpar baba ou possíveis golfadas. Algumas são feitas do mesmo tecido da fralda, outras são de algodão, outras atoalhadas. Vou mostrar aqui alguns panos de boca usados pela minha filha.

Adquiri o conjunto de 3 panos de boca da Tribeca Enxovais no site do Multiplus (troquei pontos do cartão de crédito por alguns itens do enxoval, esse foi um deles), mas acho que é possível comprar normalmente pela internet. Como vocês podem ver pelas imagens, são três panos de boca, decorados com uma joaninha e com a barra vermelha de bolinhas brancas. 
 
Conjunto de 3 panos de boca Tribeca Enxovais.


Pano de boca Tribeca Enxovais.

O pano de boca tem duas faces: uma delas é atoalhada, caso você queira enxugar o bebê ou precise de uma absorção melhor. O outro lado (costas) é mais macio, para ser usado em bebês menores, com pele mais sensível. 
Frente atoalhada.

Costas e frente.

Costas e frente.

Costas lisas.

Costas e frente.

O pano de boca Tribeca Enxovais é feito 100% de algodão. Isso é muito importante pois devemos evitar contato de tecidos sintéticos com a pele do bebê, minimizando possíveis riscos de alergia.
 
100% algodão.

Outra vantagem do pano de boca da Tribeca Enxovais é seu tamanho. Percebam pela imagem abaixo que ele é o maior dos panos de boca que tenho. Não medi com uma fita métrica as dimensões, mas nota-se que ele é bem maior que os paninhos de boca convencionais.
O maior pano de boca é o da Tribeca Enxovais.


Talvez a única desvantagem do pano de boca da Tribeca Enxovais seja a falta de uma alça para prender o pano à chupeta. Para mim, isso não faz a menor diferença. Aliás, eu nunca prendi a chupeta da minha filha à fralda. Acho bastante arriscado deixar a criança com aquela fralda pendurada, correndo o risco de tropeçar e se machucar seriamente (já vi isso acontecer). Então, para mim, a existência da alça é totalmente dispensável.

Já o paninho de boca da Kafka Baby (é uma loja que vende enxovais para bebês aqui na minha cidade, não sei se existe em outros locais do Brasil) é bem gracioso. Tenho vários modelos diferentes, com diversos bordados, todos lindos. A desvantagem é o fato desse ser o menor paninho de boca que tenho. Se for usado só para limpar a baba que escorre da boquinha do bebê, ele é ótimo. Mas se seu bebê golfa muito, talvez esse paninho pequeno não dê conta. Acredito que existam outros modelos de pano de boca maiores da Kafka Baby. Os panos que tenho foram todos lembranças de eventos para gestantes, então acredito que seja o modelo mais simples. O paninho possui alça para chupeta e, por ser pequeno, talvez não seja arriscado prendê-lo à chupeta da criança, já que dificilmente ela tropeçará no pano (preso à chupeta, acredito que o pano não chegue nem na cintura da criança).
Pano de boca Kafka Baby.

Bordado gracioso.

Alça para prender a chupeta.


Também usamos aqui o pano de boca da Top Collori. Ganhamos de presente um conjunto com 3 unidades. Ele é feito 100% de algodão, o que é um ponto positivo. O paninho tem um bordado na frente e uma barra colorida. Vocês podem ver pela imagem que o pano de boca da Top Collori é bem menor que o da Tribeca Enxovais. Comparando com o pano de boca da Kafka Baby, ele possui a mesma altura, mas é mais largo. Uma vantagem que os outros panos de boca não possuem é o fato deste modelo ser dupla face. Vejam pela imagem, são dois retângulos de algodão costurados um ao outro formando o paninho de boca. Isso o torna mais espesso e a absorção acaba sendo mais eficiente.
Pano de boca Top Collori.
Dupla face, ótima absorção.

100% algodão.

Temos outros modelos em casa, mas só fotografei esses três. Então, mamães de primeira viagem que estão preparando o enxoval, não esqueçam de colocar paninho de boca como item a ser adquirido (aconselho a comprar ao menos 5 unidades).


Pano de boca Tribeca Enxovais:
Vantagens: Possui o maior tamanho, duas faces: uma atoalhada e a outra lisa, 100% algodão, decoração bonita, barra colorida.
Desvantagens: não possui alça para prender à chupeta.

Pano de boca Kafka Baby:
Vantagens: possui lindos bordados, 100% algodão, alça para prender à chupeta.
Desvantagens: muito fino e pequeno (talvez outros modelos desta marca sejam maiores).

Pano de boca Top Collori:
Vantagens: largo, 100% algodão, dupla face.
Desvantagens: não possui alça para prender à chupeta.
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Felipe e o nome do seu marido ou e seu mesmo? Sempre tive essa curiosidade rs

Unknown disse...

As duas coisas. Felipe é meu sobrenome e, por coincidência, o nome do meu marido. Risos... Eu conheço você?

Anônimo disse...

Eu não consigo lavar paninho de boca bem lavado, a gofada é muito dificil de sair, eu deixo de molho, esfrego... tem alguma dica?

Unknown disse...

Você já tentou deixar de molho na água fervente?

Postar um comentário